NPJ agora integra o DPJ

Ontem, 11/04, no Conselho de Planejamento e Administração da UFPR foi relatado o processo da departamentalização do NPJ e por unanimidade foi aprovado. Esse processo remete à própria concepção e criação do NPJ, posteriormente à sua configuração como Órgão Suplementar do Setor de Ciências Jurídicas e, finalmente, agora como Departamento de Práticas Jurídicas. O que pode parecer trivialidade burocrático-administrativa não é. Ter um quinto departamento no Setor de Ciências Jurídicas significa uma importante  conquista interna e externa. Se dermos um salto histórico de quase quarenta anos, vamos lembrar que foi a duras penas que o Setor se tornou autônomo e se constituiu com quatro departamentos. Há vinte anos havia apenas o Escritório Modelo com advogados contratados pela FUNPAR e não tínhamos professores no quadro. A prática jurídica não necessariamente era vinculada à pesquisa e à extensão.   Demos um salto desde 2008 com os concursos para professores, a reestruturação do antigo Escritório Modelo em Núcleo de Prática Jurídica (o que também era uma exigência legal) e, agora, com um número significativo de professores e professoras, todos doutores, todos com atividades de ensino, pesquisa e extensão, na graduação e na pós-graduação, demos outro salto importante: a criação do Departamento de Práticas Jurídicas.Ontem, no COPLAD, o reitor que também é o seu presidente, depois da aprovação do parecer pela criação do Departamento, falou emocionado do novo Departamento, lembrando o esforço e o trabalho contínuo que desde a sua gestão foi empreendido para que chegássemos a este momento e à esta configuração.Os méritos são de todos que desde sempre tem acreditado, se dedicado e trabalhado no projeto ousado do NPJ, agora DPJ. Portanto, cumprimento a todas e todos com alegria, entusiasmo e que sigamos fortes com mais essa boa nova em tempos não tão fáceis para a Universidade Pública.A todos os Coordenadores e Vice-Coordenadores (antigos e atuais) que foram fundamentais neste processo, enfim a todos os professores e professoras, seguem os meus parabéns comemoremos!

atenciosamente,

Direção do Setor de Ciências Jurídicas UFPR