NOTA PÚBLICA DA FACULDADE DE DIREITO UFPR PELO FALECIMENTO DO PROFESSOR TITULAR RENÉ ARIEL DOTTI

Com muito pesar, a comunidade UFPR, a sociedade paranaense e o direito brasileiro se despedem do Professor Titular René Ariel Dotti.

Figura emblemática, a história do Professor René se confunde com a história da Faculdade de Direito e do Direito Penal brasileiro. Por onde passou, deixou sua marca, tendo sido coautor do anteprojeto de reforma do Código Penal, do anteprojeto de Lei de Execução Penal, além de ter presidido a Comissão Especial de Estudo do Projeto do Novo Código de Processo Penal, criada pelo Conselho Federal da OAB.

Tendo ingressado como estudante da UFPR em 1953, graduou-se em 1958 e tornou-se professor em 1962. Durante seus mais de 40 anos de magistério no Direito Penal, o Professor René participou da formação de incontáveis gerações de juristas da Faculdade de Direito da UFPR. Mesmo após a sua aposentadoria, seguiu colaborando com o Programa de Pós-Graduação em Direito, orientando diversos mestrandos e doutorandos. Com toda a sua trajetória brilhante, o Professor René se destacou pela humildade acadêmica, sempre se definindo como um “um eterno estudante de direito”.

Além da importante atuação acadêmica, teve vida política e profissional ativa, estando à frente de casos de grande repercussão no país, destacando-se como defensor da democracia e das liberdades desde a ditadura militar na defesa de jornalistas, sindicalistas, professores, estudantes e tantos outros que foram perseguidos pelo regime.

Entusiasta das artes e do teatro, desde jovem o Professor René foi precursor dos julgamentos simulados, estando à frente do renomado Julgamento de Otelo, realizado no Teatro Guaíra, com a participação de Paulo Autran, seu amigo e colega na Faculdade de Direito. Sua dedicação às artes o levou a assumir a Secretaria de Cultura do Estado do Paraná.

A vasta obra e figura ímpar do Professor René foram celebradas e homenageadas em vida, detendo os principais prêmios e honrarias do Estado e da República, dentre as quais se destacam a Medalha de Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados, a Medalha Viera Netto da OAB Paraná e a Medalha Santo Ivo do Instituto dos Advogados Brasileiros. Com o seu passamento, nos cabe lembrar a pessoa inesquecível que foi. Sua memória seguirá viva na Faculdade de Direito.

Muito obrigado, Professor! Descanse em paz!

Direção da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná – 11/02/2021